Apartamentos pequenos começaram com uma alternativa mais em conta e acabaram virando uma tendência. Porém é preciso pensar muito bem a sua decoração para que ele fique, além de bonito, aconchegante e usual.

Como o espaço é reduzido, normalmente esses apartamentos também têm um número de paredes reduzido e isso pode fazer falta na hora de delimitar espaços. Mas se para tudo há uma solução, a nossa dica é: capriche no papel de parede.

O padrão do papel de parede pode diferenciar o quarto da sala, a sala de jantar da sala de estar e a sala de jantar da cozinha, caso  você tenha optado por uma cozinha americana, tão usadas na decoração dos pequenos lares. Usar uma cor clara, com estampas pequenas pode dar um ar requintado ao cômodo. Podem ser usados papéis sem estampas em cores vibrantes como laranja e vermelho contrastante com as paredes ao redor.

Uma outra maneira de marcar espaços com papéis de parede é usar algumas faixas de parede com a largura do móvel que você escolher para apoiar a TV. Isso vai compor a decoração e dar a sensação de que o espaço é maior.

No quarto das crianças, usar um papel de parede com uma estampa divertida pode definir o canto de dormir e o cantinho para brincar. É possível escolher papéis de parede que servem como lousa e que ajudam as crianças a estudar e soltar a criatividade. Eles também podem ser usados na cozinha para anotar recados, receitas, o cardápio do dia e até a lista dos itens faltantes na despensa. O importante é pensar no papel antes de decorar, por que tendo-o como base, fica muito mais fácil escolher os itens.

Não importa quanto de papel de parede você vai usar, se vai usar na casa toda ou só num canto, o importante é ousar e soltar a criatividade para deixar o espaço harmonioso e prático. E aí? Você tem mais ideias para apartamentos pequenos? Compartilhe com a gente nos comentários!