Luz e brisa leve pode ser muito bom, mas nem sempre. E aí? Cortinas ou persianas?

Janelas e portas de vidro dão charme e sofisticação a qualquer ambiente. Não exigem pintura com o tempo e permitem brincar mais com os elementos de decoração. Proporcionam tanta luminosidade que em muitos cômodos nem se faz necessário o uso de iluminação artificial durante o dia, o que já representa uma economia no fim do mês. Ter vidro na sala, na cozinha, nos quartos e no banheiro é bom, mas há de se concordar que quando se quer acordar mais tarde, ter mais privacidade ou simplesmente fazer uma apresentação com projeção no escritório as janelas e portas de vidro atrapalham mais do que ajudam, não é mesmo?

A dúvida entre cortinas ou persianas se dá principalmente por que se fecharmos uma janela ou uma porta, perdermos parte da ventilação. E se o tempo está frio ou está chovendo não dá para deixar tudo aberto, então o jeito é fechar. Mas e se precisarmos de pouca ou nenhuma iluminação? É essencial ter como controlar a quantidade e intensidade da luz e das correntes de vento para ter um ambiente funcional.

Escolher entre cortinas ou persianas depende muito do ambiente, do material e do seu estilo de vida. As cortinas eram mais amplamente usadas em quartos e salas, e as persianas ocupavam as salas de escritório, mas isso vem mudando. É possível usar persianas em casa e compor muito bem a decoração, assim como usar as cortinas na empresa. Mas qual escolher? As cortinas tendem a deixar o ambiente mais clássico, as persianas, mais moderno.

produto cortina

As cortinas são excelentes opções por que as diferentes estampas, tamanhos, barras e rendas podem dar um toque elegante e muito harmonioso à decoração. Se a intenção é barrar um pouco a luz uma cortina de tecido leve vai deixar o ambiente bem suave, mas se a intenção for escurecer o ambiente, as cortinas blackout cumprem bem a proposta que antes só as persianas atendiam: escuridão total! Porém, se você tem alguma alergia respiratória é melhor optar pelas persianas, ou então se policiar na lavagem das cortinas. A boa notícia é que encomendando cortinas sob medida você pode optar por tecidos antialérgicos e que possam ser higienizados com pano úmido.

persiana no quarto

As persianas são fáceis de limpar, podem proporcionar ventilação e baixa luminosidade, e até mesmo escuridão total, porém se o cômodo ficar acima do terceiro andar elas podem bater muito e fazer barulho por causa do vento. Portanto é melhor usar numa janela que onde não passem correntes de ar, apenas para regular a iluminação. Com o aumento do uso de persianas em casas, a quantidade de modelos diferentes cresce a cada dia, fazendo com que as persianas fiquem discretas e deixando o ambiente com menos cara de escritório. E aí, já decidiu?