As cortinas proporcionam um clima clássico nos cômodos e em sua maioria podem ser lavadas na máquina ou em lavanderias especializadas em lavagem a seco, no caso de tecidos mais encorpados. Para não errar na cor, é aconselhável usar sempre tons neutros, podendo ser mais escuros ou mais claros do que a tinta da parede ou o papel de parede escolhido, mas sempre em tons pastel. A escolha de tons frios também é uma boa pedida.

cortina-post

Cortinas de tecido são a cara das salas de estar e jantar. As vantagens de se fazer peças sob medidas é que você pode escolher o tipo de tecido, a altura, a largura e principalmente adequar a cortina ao ritmo e tipo de limpeza que você costuma fazer na sua casa, ajudando na otimização do espaço e na composição da decoração. Se você quer dar um efeito de cinema na sua sala, ou fazer um jantar à luz de velas, deixando o ambiente mais aconchegante e intimista, encomende cortinas com tecidos mais pesados como veludo ou sarja ou uma cortina blackout. As cortinas blackout também são excelentes para quartos, principalmente se a presença de luz natural de manhã for muito intensa ou se existe um poste na rua próximo a sua janela ou ainda se há interferência de uma lâmpada no apartamento em frente ao seu. Assim você pode dormir, mesmo quando os vizinhos resolverem ficar acordados até tarde ou quando você quiser dormir até mais tarde depois de chegar da festa. Só é importante se assegurar que no cortineiro haja espaço para a blackout e para a cortina de tecido, para que você possa unir o útil ao agradável aos olhos.

cortina em sala escura

Uma opção excelente para quartos de crianças, principalmente de bebês são as cortinas rolô brancas. Elas são charmosas, e dão um ar aconchegante e suave ao quarto. Esse tipo cai muito bem em home offices pois são discretas e fáceis de combinar.

Cortinas na cozinha proporcionam privacidade e proteção e valorizam a decoração. Podem ser do tipo varão, este modelo de cortina é moderno e muito prático para abrir e fechar, regula a entrada de luz no ambiente, causando um efeito bonito e agradável. Cortinas de trilho, que ficam muito bonitas embutidas em cortineiros de gesso. Quando abertas economizam espaço e dão uma sensação de profundidade ao ambiente além de melhorar a acústica. As rolôs também casam com as cozinhas por que são muito fáceis de limpar, visto que não possuem dobras ou reentrâncias. As romanas são harmoniosas com o ambiente quando fechadas e quando abertas. A possibilidade de usar tecidos sintéticos ou fibras naturais ajudam na higienização diária, mas podem exigir manutenção especializada quando se fizer necessária uma limpeza mais profunda. Por fim as opções são inúmeras e as combinações de cores, tecidos, texturas e detalhes podem imprimir sua personalidade na decoração além da vantagem de fazer uma peça exclusiva. Vale a pena experimentar.